Filmes Para Ver Antes de Morrer

| quarta-feira, 9 de dezembro de 2009



















Não vou cometer a heresia de dizer que a lista abaixo trata dos dez melhores filmes de todos os tempos. Muito provavelmente assim que terminar de publicar esse post outros dez filmes irão surgir na minha memória. Essa é uma lista pessoal, de filmes especiais que tiveram importância em determinados momentos da minha vida. Os filmes estão em ordem alfabética. A maioria deles vi mais de uma vez, muitos eu assistiria novamente, outros não. De qualquer maneira se você ainda não viu algum deles procure na locadora mais próxima de sua casa ou faça o download através dos milhões de sites disponíveis na grande rede. Prepare a pipoca, tire o guaraná do congelador e boa diversão!

A Felicidade Não Se Compra (It's a Wonderful Life, 1946. Dirigido por Frank Capra. Com James Stewart, Donna Reed, Lionel Barrymore)

De todos os filmes que tive a oportunidade de assistir na minha vida é o que mais me emocionou. A história é simples - um chefe de família tenta se suicidar na noite de natal e recebe a visita de seu anjo da guarda para tentar lhe convencer do contrário. Apesar de reunir todos os ingredientes possíveis para que Frank Capra conseguisse transformar seu filme numa reunião de clichês, A Felicidade Não Se Compra é comovente e se transformou no maior clássico de natal da história do cinema. Eu revi esse filme um milhão de vezes e poderia dizer que, de alguma maneira, ele já faz parte de mim. IMDB - 8.7 - trailler

Apocalypto (Apocalypto, 2006. Dirigido por Mel Gibson. Com Rudy Youngblood, Dalia Hernandez, Jonathan Brewer)

Confesso que senti medo quando fui assistir Apocalypto no cinema. E não estou falando daquele medo causado por filmes de terror, cheios de maquiagens de catchup e histórias sem pé nem cabeça. O filme de Mel Gibson é uma experiência.
Jaguar Paw é um cidadão que leva uma vida tranquila durante o império maia, até ser capturado pelo exército para sacrificar sua vida em oferenda à prosperidade de seu povo. O personagem se transformou em um dos meus "heróis" favoritos na história do cinema, e passa o filme inteiro lutando por sobrevivência. IMDB - 7.9 - trailler

Central do Brasil (Central do Brasil, 1998. Dirigido por Walter Salles. Com Fernanda Montenegro, Vinícius de Oliveira, Marília Pêra)

Central do Brasil ainda é o meu filme favorito do cinema nacional. E a comovente atuação de Fernanda Montenegro é a melhor que vi em um filme brasileiro. Apesar da derrota no Oscar para o película de Roberto Benigni e a atuação de Gwyneth Paltrow o filme de Walter Salles é um acontecimento da cultura nacional, um divisor de águas.
Uma mulher que escreve cartas para analfabetos ajuda um menino a encontrar seu pai, e junto com a emoção daqueles dois a gente é levado pra dentro do coração do Brasil. A cena final é impecável e a trilha sonora é inesquecível. IMDB - 8.0 - trailler

Dançando no Escuro (Dancer in the Dark, 2000. Dirigido por Lars Von Trier. Com Björk, Catherine Deneuve, David Morse)

A islandesa Björk é uma das maiores cantoras do mundo, e o dinamarquês Lars Von Trier um dos melhores diretores. Apesar das crises entre os dois durante as gravações do filme, Dançando no Escuro é o meu musical favorito do cinema moderno.
Selma está ficando cega graças a um problema hereditário e após guardar dinheiro para realizar a cirurgia de seu filho tem a economia roubada pelo melhor amigo. A história é triste, a trilha sonora é magnífica e a atuação de bjork impressionante. IMDB - 7.8 - trailler

Donnie Darko (Donnie Darko, 2001. Dirigido por Richard Kelly. Com Jake Gyllenhaal, Maggie Gyllenhaal, Holmes Osbornen, Drew Barrymore)

O menino que tem nome de super herói cursa o colegial e despreza a maioria das outras pessoas. Donnie Darko tem visões com um coelho gigante que só ele consegue ver, que o obriga a fazer brincadeiras destrutivas com quem está ao seu redor. E então, num belo dia, ele descobre que o mundo irá acabar em um mês e precisa fazer alguma coisa pra evitar isso.
O filme de estréia de Richard Kelly conseguiu propaganda boca a boca, apesar de seu orçamento irrisório, e se tornou num cult do cinema moderno. O final ninguém mata. IMDB - 8.3 - trailler

Ed Wood (Ed Wood, 1994. Dirigido por Tim Burton. Com Johnny Depp, Martin Landau, Sarah Jessica Parker, Patricia Arquette)

Ed Wood foi o pior diretor da história de hollywood. E apesar dos seus filmes serem de péssima qualidade, essa pequena obra prima feita por Tim Burton que retrata a sua vida e suas tentativas frustradas de ser um grande diretor de cinema é uma declaração de amor à sétima arte.
Convivendo com atores de quinta categoria e alguns pedaços de gravações de um Bela Lugosi já em fim de carreira (interpretado brilhantemente por Martin Landau), Ed Wood realiza feitos incríveis como Plan 9 From Outer Space (eleito o pior filme da história do cinema) e Glen or Glenda? (autobiográfico sobre seus desejos de se vestir de mulher). IMDB - 8.1 - trailler

Magnólia (Magnolia, 1999. Dirigido por Paul Thomas Anderson. Com Tom Cruise, Julianne Moore, William H. Macy, Philip Seymour Hoffman)

Paul Thomas Anderson é um dos melhores diretores/roteiristas do mundo. Não apenas porque ele cria histórias surpreendentes com diálogos maravilhosos, mas porque consegue tirar o melhor de cada ator que participa de seus filmes, com longas tomadas de câmera revelam o seu perfeccionismo.
A princípio seria muito chato assistir a esse dramalhão com quase três horas de duração e um final aparentemente tão absurdo, mas a julgar como o melhor filme de um dos melhores diretores de Hollywood... Magnólia não pode passar em branco. Coisas acontecerão.
Ah! Esse é um filme extremamente pessoal e um dos meus favoritos da lista. IMDB - 8.0 - trailler

O Fabuloso Destino de Amelie Poulain (Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain, 2001. Dirigido por Jean-Pierre Jeunet. Com Audrey Tautou, Mathieu Kassovitz)

Durante muito tempo eu quis casar com Amelie Poulain, e às vezes ainda divido desse sonho. Eu poderia dizer que a Amelie Poulain é o meu amor platônico. Não apenas porque ela é linda e encantadora, e poderia ter saído de um livro da Clarice Lispector, mas porque o filme sobre sua vida é lindo e encantador. Se O Fabuloso Destino de Amélie Poulain fosse uma escola de samba e eu fosse um jurado de carnaval seria muito difícil não dar nota dez para roteiro, fotografia, atuação, trilha sonora, direção, e tudo aquilo que cerca esse filme. O cinema francês conseguiu realizar um dos pequenos achados da cultura moderna. IMDB - 8.6 - trailler

Um Sonho de Liberdade (The Shawshank Redemption, 1994. Dirigido por Frank Darabont. Com Tim Robbins, Morgan Freeman)

O Internet Movie Database (IMDB) é o maior site de cinema do mundo. Todos os dias milhões de pessoas no mundo todo comentam, analisam e dão notas para os 57 milhões de filmes disponíveis na base do site. Uma sessão muito especial diz respeito aos 250 mais bem votados filmes de todos os tempos. Um Sonho de Liberdade, adaptado do conto de Stephen King que narra a história de um banqueiro condenado à prisão perpétua pelo assassinato de sua esposa, é o filme mais bem votado da lista. Preciso dizer alguma coisa? IMDB - 9.2 - trailler

12 Homens e Uma Sentença (12 Angry Men, 1957. Dirigido por Sidney Lumet. Com Henry Fonda, Martin Balsam)

Doze jurados devem decidir se um homem é acusado ou não de um assassinato que poderá leva-lo à pena de morte. A história é simples e se passa quase que por inteiro dentro de uma única sala, com os mesmos atores, como uma peça de teatro filmada. No entanto 12 homens e uma sentença, além de ter um dos melhores roteiros da história do cinema, com atuações brilhantes e um final surpreendente, domina a arte de conquistar a atenção de seu telespectador e é uma aula sobre retórica. O remake americano e a refilmagem russa são espetaculares também. IMDB - 8.9 - trailler

5 comentários:

Pobre esponja disse...

Esse lance de dez mais, quando meio que imposto, é babaca - tipo aquelas notícias "Romário é o terceiro melhor de todos os tempos". Geralmente elas vem por imposição, parecendo que tem uma matemática para definir isso.
No seu caso, como você mesmo disse, é minha lista pessoal e tal, acho legal.
Bons filmes, apesar de que não vi mais que um terço deles.

Isso aí
abç
Pobre Esponja

Anônimo disse...

Querido amigo avassalador... Da sua lista marco estrelinha ao lado de "A felicidade não se compra"; Um sonho de liberdade;Ed Wood e 12 homens e uma centença. Os outros são bons, mas não me tocaram...recentemente vi duas vezes "o amor nos tempos do colera" e fiquei comovida com o olhar de Fernanda Montenegro sofrido e molhado ao ver e ouvir o filho chorando por amor....achei lirico, poetico mesmo... fiquei toda arrepiada.
esta na minha lista tb.
Sucesso pra nós

Anônimo disse...

Desses filmes eu só vi Amelie Poulain. Superestimado, mas bom.

Parabéns pelo blog!

Dddc disse...

Da sua lista, vi apenas: Apocalypto, Central do Brasil e Sonho de liberdade.
Os outros pela sinopse parecem bons. vou procurar esse último aí... chamou minha atenção

Unknown disse...

Márcio Maia da Silva.

Desta lista fabulosa,me impressionei muito com o filme APOCALYPTO, realmente uma obra de arte, claro com toque do mestre Mel, e a academia com
sua arrogância, não premiou o genio.
Abraço ai...Mano...parabéns pelo belo e bem escrito blog. falamos........segue a vida

Postar um comentário