Limpe Bem os Ouvidos Antes de Ouvir

| terça-feira, 8 de dezembro de 2009
Os 10 álbuns que mais influenciaram a minha educação musical.

1] K-Os - Atlantis Hymns for Disco (2007)
É muito difícil falar sobre alguém que a gente ama tanto sem cair no risco de cometer alguns clichês, se empolgar no meio do caminho, e se emocionar com determinadas lembranças que marcaram uma determinada época. O fato é que K-os nasceu a frente do seu tempo.
Atlantis Hymns for Disco é o álbum de uma vida inteira. Um tutorial sobre como fazer música negra sem deixar a peteca cair.
Ouça - The Rain, Born to Run, Black Ice - Hymn for Disco

2] Dave Matthews Band - Listener Supported (1999)
Dave matthews band é a maior banda do mundo.
Dave matthews é perito em concertos para grandes multidões. Já lançou um milhão de discos duplos e triplos em arenas, parques e estádios espalhados pelo mundo inteiro. Mas se podesse escolher um álbum que sintetizasse sua carreira seria o Listener Supported. Pelo repertório, pela engenharia de som, pela inspiração dos músicos.
Ouça - #41, Crash Into Me, The Stone


3] Jason Mraz - We Sing. We Dance. We Steal Things. (2008)
Jason Mraz cresceu. Acompanho a carreira desse menino desde muito cedo - quando ele ainda abria os shows da Dave Matthews Band com seu inseparável amigo Toca Rivera.
We Sing. We Dance. We Steal Things. é o grande álbum de sua carreira e difícilmente será superado. A propósito, o dvd Tonight Not Again que acompanha a edição limitada norte americana é impecável.
Ouça - Details in the Fabric, The Dynamo of Volition, Make it Mine

4] Afro Cuban All Star - A Toda Cuba Le Gusta (1997)
O guitarrista Ry Cooder viajou à Havana em 96 para tentar resgatar alguns nomes do cenário local para produzir um disco, depois de décadas de censura do governo Castro. O resultado foi documentado pelo diretor alemão Win Wenders através do filme Buena Vista Social Club e rodou pelo mundo.
A Toda Cuba le Gusta é o álbum de estréia do grupo Afro Cuban All Star, projeto paralelo produzido pelos mesmos músicos do Buena Vista, e abriu as portas para que o cenário latino americano pudesse invadir o meu universo musical.
Ouça - Classiqueando com Ruben, Fiesta de la Rumba, Los Sitios Asere

5] Florence And The Machine - Lungs (2009)
Florence And The Machine foi o maior acontecimento musical do ano de 2009. Antes mesmo do lançamento do álbum, o seu debut, já havia virado febre na internet e abocanhado o prêmio da crítica no Brit Award. A inglesinha chegou a atingir o segundo lugar entre os álbuns mais vendidos da Inglaterra - perdendo apenas para Michael Jackson, nos dias posteriores a sua morte. Lungs é uma obra de arte.
Ouça - Cosmic Love, Rabbit Heart, Dog Days Are Oves


6] O Rappa - O Silêncio Q Precede O Esporro (2003)
O Silêncio Q Precede O Esporro é uma peça musical feita pela maior banda da história da música brasileira. Tom Capone e o grupo carioca preenchem cada espaçozinho do álbum com muita melodia e lirismo, em arranjos desafiadores. Tive a oportunidade de acompanhar o show da banda na turnê do álbum. Desde o primeiro acorde não há equívocos.
O Rappa apresenta uma qualidade musical inquestionável. Seja na engenharia de som de seus álbuns, na produção de seus shows, na composição de suas músicas ou nas filmagens de seus video clips. Esse é o seu trabalho mais maduro.
Ouça - Linha Vermelha, Óbvio, O Salto

7] Esthero - Wikked Lil' Grrrls (2005)
Jean-Bea ainda era uma menina de dezesseis anos quando se mudou de sua cidadezinha no interior do Canadá para tentar a carreira musical em Toronto. Foi então que ela conheceu o multi instrumentista Martin McKinney - também conhecido como Doc - que abraçaria o seu sonho e lhe transformaria em Esthero.
Como um prato Wikked lil' Grrrls, seu segundo álbum, mistura hip hop com jazz, ao molho de um r&b e algumas pitadas de ska. Esthero não tem medo de fazer uma salada musical que sussurra em nossos ouvidos como um deleite afrodisíaco.
Ouça - We R in Need of a Musical Revolution, Everiday is a Holiday Whit You, Wikked lil' Grrrls

8] Nelly Furtado - Folklore (2003)
Folklore é o álbum mais alternativo (e, por sinal, o menos vendido) de Nelly Furtado. Depois de estourar com Whoa, Nelly! três anos antes e de faturar o Grammy com o single Like a Bird, a cantora canadense que, assim como Esthero, havia se mudado para Toronto ainda adolescente para tentar música pois era "..o lugar onde se encontra tudo, onde se pode ser tudo", apresenta a fase mais madura de sua obra, resgatando alguns estilos de suas origens portuguesas.
(Loose, seu álbum posterior, apesar de ter conseguido alcançar o topo das paradas de sucesso pelo mundo, representa o lado promíscuo (!) de uma carreira, até então, com muita identidade musical.)
Ouça - One-Trick Pony, Fresh off the Boat, Childhood Dreams

9] Alicia Keys - Songs In A Minor (2001)
Alicia Keys, cantora e pianista de mão cheia, é a imagem do r&b dessa década. Songs in a Minor é o debut de uma carreira que vendeu, até então, mais de trinta milhões de discos e já faturou dez Grammy's. A menina que nasceu na periferia de Nova Iorque e que, na minha humilde opinião, se tornou em uma das mulheres mais lindas do mundo, aprendeu a tocar piano desde muito cedo influenciada por sua mãe. O álbum foi um arrasa quarteirão pra crítica especializada - que tratou de comparar Alicia a grandes ícones do soul norte americano-, e pro público. O álbum ainda é seu grande sucesso comercial, com mais de doze milhões de cópias vendidas.

10] John Mayer - Room For Squares (2001)
Room for Squares é o primeiro álbum do cantor norte americano John Mayer e seu trabalho mais cool. Curiosamente John, que já passou por diversas fases ao longo de sua carreira, utiliza muito pouco sua guitarra no álbum de estréia - John Mayer é um dos maiores guitarristas do mundo. Mas, ainda assim, particularmente vejo em Room for Squares seu lado mais bacana.
O álbum lhe rendeu o Grammy de melhor performance vocal por Your Body is a Wonderland, hit que embalou boa parte da minha adolescencia. Mayer tem altos e baixos em sua carreira, mas esse é um álbum que não pode ser esquecido.
Ouça - Your Body is a Wonderland, Neon, St. Patrick's Day

Nenhum comentário:

Postar um comentário