Segunda-Feira ao Sol

| quinta-feira, 10 de dezembro de 2009
SEGUNDA-FEIRA AO SOL
(Los Lunes al Sol - Espanha) de Fernando Léon de Aranoa, 2002. IMDB - 7,7
com Javier Bardem, Luis Tosar, José Ángel Egido, Nieve de Medina, Enrique Villén.

- Recebeu uma indicação ao European Film Awards de Melhor Ator (Javier Bardem).
- Ganhou 5 prêmios no Goya, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Javier Bardem), Melhor Revelação Masculina (José Ángel Egido) e Melhor Ator Coadjuvante (Luis Tosar). Recebeu ainda outras 3 indicações, nas seguintes categorias: Melhor Edição, Melhor Atriz Revelação (Nieve de Medina) e Melhor Roteiro Original.
- Ganhou 3 Kikitos de Ouro no Festival de Gramado, nas seguintes categorias: Melhor Filme - Mostra Latina, Melhor Diretor - Mostra Latina e Melhor Ator - Mostra Latina (Javier Bardem). Ganhou ainda o Prêmio da Crítica - Mostra Latina.

Nunca fui comunista. Vim de uma educação política social democrata e sempre achei a esquerda burra. Ando pelas ruas e vejo os jovens com camisas, bonés, agasalhos e tatuagens de Che Guevara, Cuba, Lenin, Fidel Castro e outros garotos propaganda do comunismo, e penso que toda essa gente acabou se transformando num símbolo de marketing. Acho que a imagem desse pessoal todo é altamente vendável estampada em qualquer coisa.
De qualquer maneira "Segunda-Feira ao Sol", filme dirigido por Fernando Léon de Aranoa, e que tem Javier Bardem em uma das melhores atuações de sua carreira, me fez repensar sobre a cultura do capitalismo.
Um grupo de amigos, todos ex-operários de uma fábrica naval ao norte da Espanha, se reunem em um pequeno bar aonde compartilham suas frustrações e bebem algumas doses de esperança. O bar se transforma na casa de homens de meia idade que, ao terem perdido seus empregos, se sentem deslocados em frente a um universo sem perspectivas. As verdadeiras funções do homem em frente à sociedade, e suas relações com o dinheiro, são tratadas com angústia e humor durante as duas horas de película.
Santa, Lino e José, sob o sol de segunda-feira, começam a semana buscando um sentido à vida.
Santa, personagem de Javier Bardem, é um homem sem dinheiro, solitário e fantasioso que é perseguido por uma ação judicial que lhe condena a pagar US$ 40,00 por quebrar um poste de iluminação durante um protesto. Encarando a vida sem perder o bom humor ele veste as armaduras do anti-herói moderno e seu carisma invade a tela desde a primeira cena.
Lino é um caçador de entrevistas de emprego. Ao se deparar no jornal com um anúncio de trabalho e os requisitos básicos de contratação - ter boa aparência, limite de idade, carro próprio e conhecimentos em informática - luta por um processo de reconstrução da própria personalidade. Tinge o cabelo, inicia aulas de inclusão digital, usa as roupas do filho pra aparecer mais jovem, e caminha em contramão sem saber ao certo que rumo está seguindo.
José se depara com as brigas com a mulher. A partir do momento em que ele deixa de ser o provedor da família passando a conviver com a pressão dela, uma funcionária de uma fábrica de atum, passa a ter um único dilema em sua vida - conseguir um empréstimo no banco de US$ 8.000 para montar um pequeno negócio e fugir do perverso sistema de agências de emprego que anulam homens de meia idade.
"Segunda-Feira ao Sol" é um filme honesto que procura tratar com bom humor questões sociais que assombram quem já passou dos quarenta. O DVD pode ser facilmente encontrado na locadora na seção de Cinema Europeu, na coluna do S, talvez um pouco empoeirado e provavelmente depois de Salomé. Assim que você passar no caixa com ele e for a caminho de casa pode ter certeza de que fez uma boa escolha - a diversão está garantida e o seu cérebro agradece.

2 comentários:

Anônimo disse...

parabens pelo blog!!!


http://exsdowns.blogspot.com/

[blue][b]new moon lua nova dublado
[red]Qualidade de áudio: 10
Qualidade de vídeo: 10
http://exsdowns.blogspot.com/2009/12/download-new-moon-lua-novo-dublado.html



[blue]participer da comunidade pf!:http://www.orkut.com/Main#Community?cmm=54649202

Pobre esponja disse...

Gosto deste tipo de filme: filmes a la "Telecine Cult". Quanto à regimes, creio que há um certo roimantismo de o pessoal mais intelecrtualizado pela esquerda. Não acho o capitalismo tão ruim e o socialismo tão bom, mas (sei que soará utópico) acredito que o regime que salvará a humanidade será o amor: Capitalismo ou Socialismo ou Anarquismo, desde que baseado no Amor ao próximo, por mais subjetivo que seja, sabemos o que é amor ao próximo.

abç
Pobre Esponja

Postar um comentário